"...e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis."
(Mateus 21:22)
Muitos de nós, ás vezes, damos pouco valor a oração. Tratamos como se fosse apenas um ato simbólico. Algumas pessoas pensam até assim: "Se Deus conhece o que nós estamos pensando, por que temos que contar a Ele? Porque temos que orar a Ele pedindo o que estamos precisando, se Ele conhece o nosso deitar e o nosso levantar?"
A resposta está em Jeremias 33:3 - "Se clamarmos ao Senhor, Ele nos ouvirá do céu e nos responderá."
Orar significa falar com Deus. É a nossa conversa diária com o Pai celestial. É o único meio pelo qual nos aproximamos do nosso criador, o único meio de buscarmos soluções para as nossas vidas.
Através da oração nos aproximamos de Deus, passamos a ter comunhão com Deus. Em Gênesis 5:21-24, vemos que Enoque passou a andar com Deus, isto é, ele passou a ter uma vida de comunhão com Deus, uma vida de oração. E a comunhão que Enoque tinha com Deus era tão grande que Deus tomou-o para si. Somente através da oração, podemos realmente sentir a presença de Deus, sentir o seu agir. Só a oração faz com que nós sintamos a real comunhão com o nosso Pai. Para nós seria impossível vivermos com tanta tribulação, tanta aflição, perseguição, se não fosse a certeza de que temos um pai amoroso conosco, que nunca nos deixa só!
Orar não é repetir a mesma coisa sempre, embora a Bíblia fale que devemos insistir em nossos pedidos, mas é pedir de coração, é buscar de coração (Mateus 6:7, Lucas 18:2-8, Jeremias 29:13). É dito na Bíblia, que na oração somos inspirados pelo Espírito Santo. Usamos cada palavra de acordo com as nossas necessidades.
Os discípulos no início não sabiam como orar, e então pediram a Jesus que os ensinasse a orar. E Jesus deixou um exemplo de oração, para que nós pudéssemos aprender a orar. Não precisamos usar sempre ela, pois como já foi dito, cada palavra da oração é de acordo com as nossas necessidades (Mateus 6:9-13).
Na oração do Pai nosso, Jesus ensina-nos a orar. Primeiro devemos dar glória a Deus. Depois agradecer por tudo o que Ele tem feito por nós. E então pedimos perdão pelos nossos pecados (se estivermos com mágoa de alguém, devemos pedir perdão a pessoa, antes de pedirmos perdão a Deus) e só então começamos a pedir o que precisamos, tanto material como espiritual.
A Bíblia registra alguns lugares que devemos orar e como devemos orar. Um dos lugares é no templo, pois biblicamente, todo templo dedicado a Deus é uma casa de oração. No templo os crentes no Senhor Jesus se reúnem para buscar a presença do Senhor através da oração (Mateus 21:13).
Um outro lugar onde devemos orar, é em particular. É a melhor maneira do crente estar a sós com Deus e contar para Ele nossas angústias, sem que ninguém saiba pelo que passamos (Mateus 6:6).
A casa de nossa família também deve ser um local de oração. Devemos nos preocupar com a nossa saúde espiritual de nossos parentes, orando por eles (Atos 12:12).
Uma de outras dúvidas, que existem sobre a oração, é sobre quando orar. O certo seria que orássemos o dia todo, mas como todos temos afazeres que às vezes exigem muito da nossa atenção, precisamos parar de orar por alguns instantes. No entanto existem momentos do dia, em que é muito importante que estejamos em oração:
- A primeira oração deve acontecer de manhã, ao acordarmos devemos nos ligar à Deus, entregar nossas vidas à Ele e pedir proteção para decorrer do dia (Salmo 91:11).
- A segunda oração, é agradecendo a Deus pelo alimento que nos é concedido (Mateus 26:26).
- A terceira oração é ao deitar, porque depois de tantas provas e lutas, estarmos vivos e vitoriosos em Cristo Jesus, é motivo de agradecimento, e também para pedirmos que nos dê uma noite de paz e descanso.
Existiram muitos homens de Deus, que por eles terem orado, o Senhor os abençoou e deu vitória. Muitos passaram por fornalhas, alguns tiveram que dar provas da existência de Deus, e outras tiveram que estar de frente com leões. E muitas outros milagres foram operados através da oração:
- Os 3 jovens Hebreus oraram e foram libertos da fornalha de fogo (Daniel 3:21-25);
- Daniel orou e fechou a boca dos leões (Daniel 6: 10-22);
- Elias orou e Deus enviou chuva e fogo do céu (I Reis 18:37-45).
A oração portanto é a chave da vitória. Todos os que enfrentaram grandes lutas, mas confiaram no poder de Deus foram vitoriosos. A oração é a comunhão dos filhos com o Pai que está nos céus. A oração bem aceita é a dirigida pelos justos (Provérbios 15:29). E além disso a oração dos justos pode muito se usada com fé...
"A oração de um justo pode muito em seus efeitos."
(Tiago 5:16)
Nenhum comentário:
Postar um comentário